As eleições, a paridade dos votos e a democracia na UFSC Joinville

O próximo dia 28 de abril será uma data histórica para toda a comunidade acadêmica do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina. Pela primeira vez em seus quase cinco anos de funcionamento, alunos, técnicos e professores serão consultados sobre o futuro que desejam escolher para nosso campus.

O dia 28 de abril de 2014 marcará o acontecimento das primeiras eleições democráticas para a escolha dos dirigentes administrativos máximos do Campus Joinville – os ocupantes dos cargos de Direção Geral e Direção Acadêmica do campus. Cargos estes que, até o presente, eram preenchidos através de indicação da administração central da UFSC.democracia

Mais que uma simples consulta à comunidade, estas eleições representam um grande passo dado pela democracia universitária. Contrariando a lógica que há muito já perdura nas universidades, de que uma só categoria (dos servidores docentes) possuiria 70% do peso de voto sobre esta decisão, nosso campus implementará, logo em sua primeira consulta, a paridade (33% de peso para cada categoria) de votos entre as três categorias que o compõem (professores, técnicos e estudantes).

Esta paridade, porém, não foi nenhuma concessão cedida gentilmente à comunidade acadêmica, mas fruto de muita discussão e debate entre seus setores. Que a comunidade da UFSC Joinville demonstre agora que toda esta luta valeu a pena, e que todos lutemos pela manutenção da paridade dos votos e por uma ampliação cada vez maior da democracia universitária em nosso campus e em toda a universidade!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s